segunda-feira, 28 de setembro de 2009

É UMA VERGONHA


Imoralidade, desapontamento, saber que a CASA onde são feitas as leis, que regem o país,não passa  de um covil legalmente constituído  para abrigar gente  inescrupulosa,é claro que não são todos.Esses homens,revelam a face da “política”,praticada neste país,com toda dissimulação, o desrespeito,e a desonra que o poder permite.Poder dado pelo povo,suas vitimas contumazes.Dizer,que é honesto prá se justificar é utopia barata.Pois honestidade não é virtude,mas obrigação de todo cidadão.A política brasileira chegou ao fundo do poço e para nosso espanto o fundo do poço é falso.Estes “políticos”,estão mais para gafanhotos,que infestam toda à lavoura para ficar com toda a colheita.Estamos vivendo a era da corrupção transparente,onde ninguém tem vergonha de fazer e acontecer.Todos sabemos que são os corruptos,já eles  aparecem pela televisão de cara lavada certos da impunidade,pois puni-los esta a uma distancia imensurável ! O Senado Federal, virou o templo da hipocrisia,um lugar onde as pessoas diferentes se tratam compulsoriamente como iguais e onde pessoas que não se respeitam,batem-se compulsoriamente  com respeito .Claro,que há exceções.As eleições acontecem no ano que vem,nos ,eleitores ,não devemos apenas passar por elas, devemos vive-las e procurar ao escolher os nosso candidatos dar vida nova ao nosso país,ao nosso estado e ao nosso município.Afinal, todos somos responsáveis,também,pelos desmandos que estão por aí acontecendo,afinal estes “senhores”,foram colocados onde estão por nós eleitores.

PROCRASTINAÇÃO


Procure não praticá-la, ela é fatal!  - “um dia desses vou fazer, aquilo ou isso... um dia desses! Procrastinamos, deixando para depois as mudanças que sabemos ser boa para nós. Os cientistas da NASA, dizem que a maior parte do combustível utilizado para lançar um foguete espacial é queimado nos primeiros segundos da partida. Já em orbita o gasto é inferior e fácil de controlá-lo. Em muito casos,vence a inércia.Somos muita das vezes medrosos e orgulhosos,preguiçosos,complacentes para mudar,para dar essa partida,o primeiro passo,porém,temos que começar a fazer isso. Já, agora, imediatamente. Deus, vai lhe ajudar a quebrar as cadeias da procrastinação.Tente outra vez!

 

OS PORQUES


Criticas inconsequentes , juízes irresponsáveis  e acusações apressadas,aqueles que com a autoridade de coisa nenhuma,sai apontando erros e mais erros.Numa mistura de superficialidade critica (apenas os erros),com compromisso frágil (ninguém é responsável),todos se acham no direito de apontar os problemas sem apresentar a solução.Criticar o que esta sendo feito é fácil; não exige muito raciocínio.Basta ver o realizado para debochar do esforço empreendido,basta não fazer esforço algum.Qualquer medíocre,sem muito esforço,é um bom critico.O nó da questão estar em identificar os erros, diagnosticar suas causas,tratar as deficiências,viabilizar soluções,implementar os processos,ser responsável pelos resultados e ter compromisso com o projeto,ou seja é preciso dar a vida pelo mesmo.Diferente,como um político partidário circunstancial sectário e passageiro,mas um cidadão,que proclama verdades,as quais as vezes se chocam com valores,já consolidados,daí,a esterilidade e o perigo da critica na qual nada há que seja louvável,nem digno de aprovação.E é assim que muitos vivem.Os bastidores estão repletos de indivíduos assim: críticos onde e em quê ? Essas pessoas, acima do bem e do mal, não são comprometidas com nada, alias, tem um compromisso sim, mas com suas criticas apenas. Rever posições, avaliar caminhadas e ter a coragem de meter a mão em vespeiro, é necessário.Tratar do legalismo,aquele tipo de assunto que muitos comentam e todos,na teoria são contra ou a favor,mas a pratica desmente,alterar o curso da caminhada,fazer tocar o alarme na hora dos desvios.Ser o líder,para quem não interessa a mesmice,o dia – a – dia,pois esta em outra freqüência,fora da normalidade.Indisposto com o nominal,inconformado com o rotineiro.Absolutamente fora do seu tempo,a visão profética vê o que a maioria não vê,exige o incomun, propõe o não conhecido,arrisca no imprevisível.Quando são respeitadas propostas é necessário justificarmos as rejeições e a elaboração de outras propostas para seguirmos em frente.Um estado ou um país raquítico,institucionalmente fossalizado, mofado em seus sistemas e apatia em seus métodos é que não pode ser.Portanto,um lembrete: a persistência leva a vitoria e  se você pensa que não tem problemas,examine o seu pulso.As únicas pessoas que não tem problemas estão no cemitério.

 

MÃOS


A mão serve para mais do que ajudar a própria sobrevivência. Ela é uma ferramenta de expressão das nossas emoções. A mesma mão pode ajudar ou ferir, abrir ou fechar, levantar alguém ou impelir alguém a queda. Em determinados momentos de sua vida você se sente orgulhoso quando estende suas mãos para dar um presente, ao colocar uma aliança no dedo de outra pessoa,quando esta tratando um ferimento,preparando uma refeição ou entrelaçadas em oração. Porém, em outros momentos as cenas seriam outras: dedos acusadores em riste, punhos cerrados de maneira agressiva. Mãos, que com mais freqüência recebem do que dão, podem ao invés de ofertar, ferem ao invés de amar. Que poder possuem nossas mãos?! Se a deixarmos sem governo poderão se tornar armas; buscarão o poder com garras afiadas, serão capazes de estrangular na busca pela sobrevivência ou de seduzir por mero prazer. Sob controle, porém, nossas mãos se tornam instrumentos de graça, nas apenas ferramentas nas mãos de Deus, mas as próprias mãos de Deus.Entregue-as,e esses importantes complementos em forma de cinco dedos se tornarão mãos celestiais.

PROFISSÂO ESCRITOR


O  trabalhador da palavra na verdade, sofre da síndrome do observador. Escrever, contudo, é um ato de amor executado na solidão, um ato psicótico, construir uma realidade artificial habitada somente por ele, o que normalmente parece mais real que o próprio mundo “lá fora”. Lidar com as palavras e idéias por um longo tempo, e, por mais difícil que possa parecer, é um processo muito mais ordeiro e controlado do que interagir com seres humanos. Ter a tendência de se afastar se negar a si mesmo, observando a vida  sem verdadeiramente participar dela.É,como abrir uma fenda através da qual as pessoas podem observar um mundo que,de outra forma,elas não veriam. A função da solidão é perceber alguma coisa, com a clareza que seria impossível a qualquer pessoa completamente envolvida no mundo, a não ser que esteja postada na borda observando. Romper a barreira existente entre o observador e o participante, entrando em outras vidas, depois se afastando para uma solidão que,permitiria que as apresentasse a todos nós.Alguns, dizem que os escritores são parasitas, sugando vida de outras pessoas.Será !Acredito que não!O que seria do mundo sem os escritores. O nosso oficio de trabalhar com as palavras é sublime. Portanto, você escritor, você jornalista, tentem provar, com os fatos, que sua palavra escrita vale bem mais que qualquer documento escrito e registrado, assim  você será alguém que merece confiança.  

A ARTE DE ESCREVER


Escrever é colocar no lugar certo algumas palavras usadas e abusadas. É, como se ofertas de luz se transformassem em uma janela aberta para outro mundo. Sentir o poder que permite que uma mente humana entre em contacto com outra sem qualquer empecilho, como se fosse um bisturi, é extraordinário!  É, como avançar nas fendas, trazendo oxigênio espiritual as pessoas presas em caixas herméticas. Valorizar, em especial, a qualidade libertadora da palavra escrita. Todo escritor ou jornalista, têm um tema principal, um rastro que fica perseguindo, uma coisa da qual vive buscando a origem. Escrever, é ter o seu próprio encontro com o poder da palavra, só assim, se percebe, que palavras estragadas e distanciadas de seu sentido original poderiam ser recuperadas.

A VIDA É UMA TENTATIVA


Nossa vida é um curto período de expectativa, um tempo no qual tristeza e alegria se encontram a todo momento. Há um tipo de tristeza que penetra em todos os momentos de nossa existência. Momentos perfeitos de pura alegria parecem não existir, pois, mesmo nos momentos mais felizes, sentimos uma pitada de tristeza. Em cada satisfação, há a consciência de limitações. Em cada sucesso, há o medo da inveja. Por trás de cada sorriso, há uma lagrima. Em cada abraço, a solidão. Em cada amizade, distância. E, em todas as formas de luz, há o conhecimento das trevas que rodeiam. Mas, essa experiência intima, na qual cada fragmento de vida é tocado por um fragmento de morte, podemos levar para além dos limites de nossa existência. E,podemos conseguir isso fazendo-nos olhar para frente na expectativa do dia em que nosso coração se encha de perfeita alegria, alegria que ninguém pode nos tirar.