terça-feira, 9 de dezembro de 2008

A EAD no BRASIL – “Inclusão e DESENVOLVIMENTO ECONÔNIMCO e SOCIAL - Um avanço para o país”

Em conversa com o DMM sobre o assunto EAD - a professora e socióloga Vera Araújo deu a sua opinião sobre o assunto: Confira na íntegra.

Gostaria inicialmente de colocar que a QUALIDADE seja na EDUCAÇÃO, seja em qualquer setor da sociedade é ponto indiscutível, no entanto temos que levar em consideração o ESTADO de privação de milhares de BRASILEIROS, quanto ao acesso a uma ESCOLA de qualidade, principalmente na REDE pública, o que nos penaliza e nos COLOCA a margem da SOCIEDADE - ÉIS aí um questionamento, quando falamos “FECHAR Pólos em EAD e Centro ASSOCIADO,” tolheremos Sonhos...  E POR QUÊ? - porque então que ao invés de falamos que haverá fechamentos não anunciamos que vamos buscar MELHORIAS - isso sim é o que todos nós da EAD precisamos, e é o que na realidade o que propõe o MEC – e não deve ser lido de outra forma, então VEJAMOS O QUE DIZ: - Godofredo de Oliveira Neto, diretor do Departamento de Política do Ensino Superior - MEC.

 "Nosso trabalho consiste na reflexão sobre as ações estratégicas do ensino superior a distância, além de ter a incumbência de produzir diretrizes para a SESu produzir projetos",

De acordo com o Decreto nº 2.494, educação a distância é uma forma de ensino que possibilita a auto-aprendizagem, com mediações de recursos didáticos, de maneira informal.

               O objetivo  da EAD é aproximar as pessoas, encurtando distâncias. "O ensino superior a distância dará a chance de estudo às pessoas de regiões longínquas, deficientes, ou que têm outra dificuldade", disse o professor Marcos da Fonseca Elia do MEC.


Elia manifesta a preocupação em buscar formas de assegurar a qualidade do ensino a distância. Segundo ele, esse tipo de ensino contribui para suprir a carência de vagas públicas na educação superior. "O processo é novo e lento e deve ser estudado com cautela.

         A educação a distância é séria, mas é mais complexa do que o ensino regular". Rubens diz que o perfil do aluno do ensino a distância é de pessoas mais maduras, que querem realmente estudar. "O que me chama mais a atenção nesses cursos é o perfil majoritário de formação de professores, que não têm tempo durante o dia e precisam de formação acadêmica", relata o professor.

        Para nós parceiros deste processo de promoção da Educação através da EAD - cabe-nos, porém procurar dá mais qualidade a este projeto EDUCACIONAL, devendo ainda continuar buscando um Caminho cada vez mais efetivo quanto ao fortalecimento da EAD em termos de qualidade, e nos emanarmos em BUSCA da REESTRUTURAÇÃO das INSTITUIÇÕES se necessário, e quantas vezes forem necessárias, para que continuemos promovendo a EAD no BRASIL, que ao que parecem vem dando uma grande contribuição ao país - quando falamos de DEMOCRATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR - a EAD está indo há qualquer lugarejo, onde haja um brasileiro querendo APRENDER... QUERENDO ESTUDAR, - Será que isso não são MOTIVO e RAZÃO suficiente, para melhorarmos SIM, a EDUCAÇÃO e principalmente na modalidade EAD... Mais falamos em fechar escolas, NÃO...! - O povo precisa de ACESSO a Educação, seja presencial ou à distância - Sei que cabe ao ESTADO regular o que é de direito do cidadão, e tentar melhorar a qualidade da educação é UMA COISA maravilhosa e LOUVÁVEL, o que NÃO pode e não deve acontecer de jeito nenhum é o povo ficar sem qualquer ACESSO dado a medidas DURAS e inflexíveis do MEC, de FECHAR Instituições EDUCACIONAIS - e ainda, impedir a realização de vestibulares em UNIDADES DE ENSINO EAD, ao meu vê cabe mais nesta situação um acompanhamento mais de perto, um tratado de exigências á ser cumpridas, e ainda um ajuste institucional com prazos determinados, talvez até uma sanção no sentido de controlar o número de acesso / vagas para cada INSTITUIÇÃO que oferecem modalidade EAD, ISSO como medida temporária, até todos os ajuste e regularidades se resolverem, sendo este visto como um período de entendimento paralelo ao funcionamento agora ACOMPANHADO de perto pelo próprio MEC das unidades em EAD – e assim vim a SURTIR um efeito eficaz e sem tanto estardalhaço, sendo feito sem qualquer sentimento de insegurança e incompreensões, principalmente pontuando a almejada QUALIDADE em EAD não só para o MEC – mais principalmente para os alunos e pro povo brasileiro que merece sempre o melhor, FECHAR UNIDADES em EAD, NÃO é o melhor e nem a solução pra barrar a expansão da educação a DISTÂNCIA e nem pra promover a qualidade do ensino em EAD no BRASIL, na realidade representa um retrocesso no sistema EDUCACIONAL, fechar escolas não pode ser bom para um povo que PRECISA e tem a educação como o único instrumento pelo qual ACREDITAM que transpõe barreiras, sociais, culturais, raciais e econômicas, sendo elas quais for, sabemos que a EDUCAÇÃO nos leva a conhecer o mundo e suas diversidades. Então como podemos aceitar uma escola FECHAR - É fato que tenhamos que exigir qualidade na EDUCAÇÃO em todos os níveis e DEVE ser assim sempre, qualidade já! Mais o que nos preocupa é esse processo de burocratização quanto à liberação da EAD no BRASIL, e aí coloco, quantos mais BRASILEIROS ficaram fora da universidade, se não entrarem através da EAD - QUEM pagará esta conta SOCIAL, esse déficit educacional, se não tivermos acesso a UNIVERSIDADE em EAD, o que já não temos em escolas presenciais públicas e privadas notadamente. Ao que sabemos o governo não vem disponibilizando nas UNIVERSIDADES vagas para o atendimento da demanda, ou seja, para todos, e como bem sabemos, o ACESSO é restrito a maioria da classe trabalhadora, e quase exclusiva na sua totalidade a uma pequena parte da sociedade brasileira - Portanto vale lembrar que os alunos de EAD - São na sua grande maioria “trabalhadores estudantes”, oriundos da classe trabalhadora deste país e não podem concorrer a VAGAS em FACULDADE(S) Públicas e nem também as PRIVADAS presenciais em função de suas mensalidades astronômicas – sem falar no fato de se situarem na grande maioria nas capitais brasileiras, ou em cidades de grande e médio porte, - E aí pergunto?  - e os municípios de pequeno porte que precisam de profissionais em diferentes áreas do setor produtivo, continuaram com pessoas sem qualificação, munícipes sem FORMAÇÃO específica como o devido deverá então estes indivíduos- (comunidade local) continuarem a ser condenados a ocupar SOMENTE funções secundárias, não poderão aspirar posições de destaque profissional e social, por não poderem acessar a um curso SUPERIOR, por estes estarem distante de suas realidades (imposição SOCIAL e econômica), continuaram permitindo que outros profissionais venham de “fora” ocupar em seus municípios de origem onde nasceram, cresceram e moram, os cargos que poderíam ocupar, se formadas e preparadas fossem, devermos nos conformar com este estado de coisas? Deveremos deixar de SONHAR e permiti a vida passar, sem lutar pelo que acreditamos,... E no que acreditamos? – acreditamos que somos capazes de aprender com o sistema EAD e contribuirmos com as nossas cidades, estado e país, e isso é o que temos, e é muito, é uma formação através da EAD bem perto de nós de nossas realidades sócias, econômicas e CULTURAIS – é, portanto UMA oportunidade de INCLUSÃO SOCIAL, e não podemos deixar passar esta que é a nossa chance – Temos que acreditar e sermos esperançosos ao invés de aceitar o que a classe dirigente deste país nos coloca, Nós povo brasileiro aprendemos desde muito há VALORIZAR o pouco ao que parece, transformando-o em muito e pontecializando sempre o que está diante de nós, se isso é EDUCAÇÃO, é emprego, é renda, pois sim, é antes de tudo, perspectiva de uma vida melhor – possibilidades de transformamos nossas VIDAS, eis que falo, a EAD é para maioria de Nós, a porta ABERTA para o crescimento SOCIAL, CULTURAL, Econômico e HUMANO, por isso vamos pensar NISSO e em MILHARES de brasileiros que em função principalmente da ACESSIBILIDADE, e dos “custos”, procuram os CURSOS em EAD para buscarem uma formação e ascenderem profissionalmente, é sábido por todos que a EAD, coloca o próprio aluno como vetor de aprendizagem, propondo-o a busca do auto – aprendizagem e do conhecimento, colocando diante dele ferramentas como acesso on-line, aulas via-satélites, tutores, material DIDÁTICO, Bibliotecas e outros a despeito do ensino presencial que em muitos casos, sequer tem um professor qualificado, e para este momento quero salientar a diferença do aluno de faculdades ditas presencias, em relação ao (aluno EAD), a DIFERENÇA básica, consiste exatamente no interesse e na consciência destes alunos deque deverão se disciplinar a adquirir o conhecimento estabelecido por um sistema baseado numa relação autônoma fundamentada principalmente na condição de partícipe ativo de todo o projeto de formação educacional, tendo como base de aprendizagem a existência de todo um projeto pensado e estruturado para possibilitá-lo o acesso ao conhecimento através da EAD, e É OBVIO de interesses comuns á todos; alunos, instituições e país. Cabe, porém, explicitar sempre que o aluno é o ELEMENTO PRINCIPAL desta relação chamada ensino, aprendizagem e INCLUSÃO SOCIAL através da EAD, numa perspectiva MACRO social, cultural e econômica, por isto posto, precisamos ter SIM a liberação dos vestibulares nas unidades de EAD – e é claro, com acompanhamento e regulamentação do MEC – para que haja qualidade, garantia e segurança principalmente para os alunos e para todos que fazem a EAD no BRASIL e desta forma dar continuidade ao processo de Inclusão SOCIAL e DESENVOLVIMENTO ECONÔNIMCO pelo qual o país vem passando através do acesso a Educação.

 

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Por - Vera Lúcia de ARAÚJO / Profa.  E Socióloga

Diretora Geral do Inst. ACERTE /FASECE

Canindé-Ce

Parceira EADCON - CE

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