terça-feira, 30 de dezembro de 2008

SPED-SISTEMA PÚBLICO DE ESCRITURAÇÃO DIGITAL -

A partir de janeiro de 2009, entra em vigor o Sistema Público de Escrituração Digital (Sped), um novo modelo de apresentação contábil e fiscal junto à Receita Federal. Primeiramente aplicado aos grandes empreendimentos, e sendo expandido gradativamente, para as médias, pequenas e microempresas, o sistema consiste em dar maior transparência fiscal, informatizando o processo e substituindo o modelo baseado em livros-caixa. Os números registrados vão ficar disponíveis para consulta na web, levando em consideração os sigilos bancário, fiscal e comercial, garantidos por lei.
No Ceará, já no início de 2009, 236 empresas terão que se adequar ao novo sistema. “A adaptação é muito fácil, basta ter um computador ligado à web. O novo sistema vai melhorar muito a vida do Fisco e também das empresas, que ganharão um patamar de igualdade fiscal”, acredita o presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Ceará, Osório Cavalcante Araújo, que esteve presente à abertura do 12º Seminário de Contabilidade do Estado.
Batizado pelo setor contábil de “Big Brother Fiscal”, a nova tecnologia consiste em um arquivo digital com um conjunto de escriturações de documentos fiscais e de outros dados de interesse dos fiscos das unidades federadas e da Secretaria da Receita Federal. Este arquivo deverá ser assinado digitalmente e transmitido, via Internet à Receita. “A transformação tem como objetivo diminuir a sonegação fiscal”, diz o diretor executivo do CRC – CE, Liduino Herculano. 

Nenhum comentário: